A Síndrome de Cushing é uma doença caracterizada pela grande quantidade de cortisol no sangue, que gera sintomas como rápido aumento de peso e acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal, além de outros sintomas, como queda de cabelo e pele oleosa ;com tendência à acne.
O diagnóstico da síndrome de Cushing pode ser feito através de um exame de sangue, exame de urina ou ressonância magnética, mas nem sempre é fácil chegar ao diagnóstico porque é comum que a doença seja confundida com a obesidade e depressão.
A Síndrome de Cushing tem cura e esta pode ser alcançada através da eliminação da causa da doença. Após o início do tratamento, o paciente pode perder boa parte do peso que ganhou por causa da doença e voltar a sua vida normal.
Sintomas da Síndrome de Cushing
Os sintomas da Síndrome de Cushing podem incluir:
- Aumento rápido do peso e acúmulo de gordura na região abdominal, no rosto e na parte superior do corpo, sendo que as pernas e os braços geralmente são finos;
- Estrias vermelhas ou roxas na pele, especialmente no abdômen, coxas, seios e braços;
- Pele oleosa com tendência à acne;
- Pele fina e frágil, sendo frequente o aparecimento de hematomas;
- Ciclo menstrual irregular nas mulheres;
- Aparecimento de pelos no rosto e no corpo, no caso das mulheres;
- Diminuição da libido e da fertilidade nos homens e impotência;
- Queda de cabelo;
- Pele avermelhada no rosto;
- Aumento do depósito de gordura na região da nuca;
- Crises de ansiedade que surgem de forma repentina;
- Síndrome do cólon irritável;
- Fraqueza muscular, que pode causar osteoporose e cãibras frequentes.
Outros sintomas podem ser cansaço, depressão, irritabilidade e pressão alta. Alguns pacientes também desenvolvem diabetes.
As causas da síndrome de Cushing podem ser um tumor na glândula pituitária, que é a responsável pelo aumento de cortisol no sangue, ou pelo uso de corticoides, que, geralmente, são utilizados para o tratamento da asma e artrite reumatoide, por exemplo.
Diagnóstico da Síndrome de Cushing
O diagnóstico da Síndrome de Cushing pode ser feito com base no exame de sangue e exame de urina, para identificar os níveis de cortisol no organismo, e através da ressonância magnética, para identificar a localização e extensão de um possível tumor.
Tratamento para Síndrome de Cushing
O tratamento para Síndrome de Cushing deve ser orientado pelo endocrinologista e varia conforme a sua causa. Quando a doença é causada pelo uso de corticoides, é indicada a diminuição da dose do medicamento, segundo a orientação do médico e, se possível, a sua suspensão.
Quando a Síndrome de Cushing é causada por um tumor, o tratamento costuma incluir a cirurgia para remoção do tumor ou radioterapia. Além disso, antes da cirurgia ou quando o tumor não pode ser removido, o médico pode recomendar que o paciente tome remédios para controlar a produção de cortisol.
Riscos e complicações da Síndrome de Cushing
Quando o tratamento da síndrome de Cushing não é realizado há risco de morte. Outras complicações que podem surgir são hipertensão, diabetes, perda da força e massa muscular, fraturas devido à osteoporose, cálculo renal e infecções frequentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário